top of page

Blog de biologia

A TAXONOMIA..

O que é?

Taxonomia é o estudo científico responsável por determinar a classificação sistemática de diferentes coisas em categorias.

Na biologia, a taxonomia é o ramo responsável pela identificação e classificação de todos os animais e plantas que habitam a Terra, com base nas diferentes características que estes partilham entre si.

A classificação biológica dos sofre alterações, sempre quando são feitas novas descoberta sobre determinada espécies. Assim, os organismos mudam de posição nas categorias taxonômicas .

Categorias taxonômicas é o que caracteriza a espécie de cada ser vivo por suas características, no intuito de organizar melhor essas peculiaridadades.

As categorias são divididas: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie

Classificações Biológicas:

Os tipos de seres vivos ou organismos em geral, seja extinto ou não, possuem um ancestral em comum, e a adaptação desses seres vivos em diferentes ambientes, moldou as especificações de cada grupo , devido as caraterísticas adaptativas desses ambientes.

Cladograma, é o nome dessa esquematização que acusa o grau de parentesco entre as espécies existentes, Os pontos de bifurcação significam a relação em comum de duas espécies específicas.

REINOS...

O Reino é a categoria superior da classificação científica dos organismos introduzida por Linnaeus no século XVIII. Os seres vivos são agrupados em conjuntos e subconjuntos de modo organizado pelas suas semelhanças, cremos que esse foi o motivo pelo agrupamento, a organização. Toda a biodiversidade de espécies; seres vivos está divido em 5 GRANDES Reinos: -Plantae - autotróficos - Reino das Plantas

Principais características: composto pelas plantas; são organismos eucariotos; produzem o próprio alimento através da fotossíntese; maioria das espécies é multicelular; com relação às flores e sementes, algumas espécies produzem e outras não.

Exemplos de representantes deste reino: árvores, arbustos, gramíneas, musgos, orquídeas, lírios, palmeiras e samambaias.

-Fungi - saprófitos, - Reino dos fungos (como cogumelos, bolores etc.)

a maioria das espécies é multicelular; absorvem alimento de matéria orgânica, morta ou viva; geralmente se desenvolvem em locais com pouca luz e muita umidade; são eucariotas; a reprodução pode ser sexuada ou assexuada (depende da espécie).

Exemplos de representantes deste reino: cogumelos, leveduras e bolores.

-Animalia - heterotróficos - Reino dos animais

são multicelulares; não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento; a maioria das espécies (cerca de 95%) são invertebrados; a minoria (cerca de 5%) são animais vertebrados (entre eles o ser humano); possuem a capacidade de locomoção.

-Proctotista - Reino das Algas Unicelulares e dos Protosoarios

são eucariotas; são organismos intermediários, ou seja, apresentam características de animais (caso dos protozoários) e plantas (caso das algas).

-Monera - Reino das Bactérias e Cianobactérias

são unicelulares; não apresentam núcleo organizado (são procariotas); são microscópicos (microrganismos); de acordo com a Biologia Evolutiva, foram as primeiras formas de vida que se desenvolveram em nosso planeta.

Exemplos de representantes deste reino: bactérias, cianobactérias e arqueobactérias.

VIRUS...

Os vírus são seres vivos pequenos , formados por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA. Possui um caráter envelopado na maioria das vezes, o que faz com que o organismo não identifique o quão nocivo é para as células aquele vírus em específico.

DOENÇAS VIRAIS...

A RUBÉOLA é uma virose contagiosa que provoca febre e erupções vermelhas na pele. Manchas costumam surgir na face e atrás da orelha, antes de se espalharem pelo corpo todo.

A doença normalmente ocorre na infância, entre os cinco e nove anos, mas pode acometer adultos não vacinados ou que nunca tiveram rubéola. A virose surge apenas uma vez na vida e costuma ser benigna mas, se adquirida na gravidez, pode gerar deformações no feto e até aborto. A rubéola é causada pelo Rubella vírus, um vírus do gênero Rubivirus. É transmitida pelas vias respiratórias, por meio de tosse, espirro, talheres, beijos e qualquer contato com a saliva ou com o ar contaminado.

A DENGUE classificada como um arbovírus mantendo-se na natureza pela multiplicação em mosquitos hematófagos do gênero Aedes . Pertencem a família Flaviviridae, a mesma do vírus da febre amarela. Existem quatro tipos do vírus da dengue. O corpo constitui um anticorpo para cada tipo. Mas nada garante que, só pelo fato de voce não contrair a doença tipo 1, não ira pegar a doença tipo 2,3 ou 4 .O ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença no Brasil, pica uma pessoa infectada. O vírus multiplica-se no intestino médio do vetor e infecta outros tecidos chegando finalmente às glândulas salivares. Uma vez infectado o mosquito é capaz de transmitir enquanto viver. Não existe transmissão da doença através do contato entre indivíduos doentes e pessoas saudáveis.

A RAIVA é uma doença viral prevenível de mamíferos, que geralmente é transmitida através da mordida de uma animal infectado.O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte. Os primeiros sintomas da raiva em humanos não são específicos e consistem em febre, dor de cabeça e mal-estar geral.A transmissão da raiva geralmente começa quando a saliva infectada é passada a um animal sem a infecção. Várias rotas de transmissão têm sido documentadas, sendo a que a mais comum é através da mordida e saliva de um animal contaminado. Seguindo à infecção primária, o vírus entra na fase de eclipse, na qual não pode ser facilmente detectado no hospedeiro.Os primeiros sintomas da raiva podem ser sinais não específicos similares à gripe -- mal-estar, febre ou dor de cabeça.Se a pessoa for mordida por um morcego -- ou se material infeccioso (como a saliva) proveniente de morcego entra nos olhos, nariz, boca ou ferimento -- ela deve lavar a área afetada cuidadosamente e procurar imediatamente por ajuda médica. Sempre que possível o morcego deve ser capturado e levado a laboratório para testar se tem raiva.

RESPOSTA DAS EXERCÍCIOS DA PAGINA 23

6- Porque para se reproduzir, necessitam estar dentro de outro ser vivo, já que é um parasita.

7- a) precisam de células pra reproduzir. b) Não possuem camada dupla de DNA.

8- a)Aedes egypti, mosquito transmissor da dengue b) Dengue e zika vírus c) O uso de repelente e prevenção contra o mosquito.

bottom of page